Livros


Conectando Ciência, Saúde e Espiritualidade

Dividida em quatro distintas partes, o livro Conectando Ciência, Saúde e Espiritualidade busca, através de de seus 22 capítulos, expor os fundamentos da medicina espírita, colocando-se, assim, na luta em favor da implantação de um novo paradigma para a saúde no século XXI.

A Introdução escrita pela presidente das Associações Médico-espírita do Brasil e Internacional, dra. Marlene Nobre, ressalta que “no paradigma médico-espírita o raciocínio é o mesmo, porque alma e consciência têm praticamente o mesmo significado. Para o médico espírita, a alma é prioritária, comanda todas as ações do homem e é responsável por sua saúde”.

Organizado pelo médico Carlos Eduardo Accioly Durgante, o livro divide-se em O Ciclo da Vida – passando da psicopedagogia fetal até a questão da terminalidade da vida, A Saúde do Corpo – onde são ressaltadas a visão espírita dos diversos males modernos e a doação de órgãos, A Saúde da Mente e a Saúde Integral. Ao final, o organizador ressalta a necessária e intransferível conexão entre ciência, saúde e espiritualidade e apresenta mensagens psicografadas pelo Plano Espiritual.

Escrita de maneira clara e objetiva, a obra oferece ao leitor riquíssimo conteúdo que comprova a importância da fé na saúde humana, apresenta trabalhos científicos e visa a aliança definitiva entre ciência e religião.



AME-SP publica capítulo sobre espiritualidade e saúde para o livro “Primary Care at a Glance - Hot Topics and New Insights”

Os membros da Associação Médico-Espírita de São Paulo, Giancarlo Lucchetti, Alessandra Lucchetti, Rodrigo Bassi, Alejandro Vera e Mario Peres escreveram o capítulo: “Integrating Spirituality into Primary Care [Integrando a espiritualidade nos cuidados primários]” para o livro Primary Care at a Glance - Hot Topics and New Insights (ISBN 979-953-307-556-2) que acaba de ser lançado pela Intech Publishers.

O download em pdf do capítulo é de acesso gratuito e pode ser encontrado no link: http://www.intechopen.com/books/primary-care-at-a-glance-hot-topics-and-...

Esse capítulo traz uma revisão de como incorporar a espiritualidade nos cuidados primários em saúde, sendo dividido em evidências científicas, crenças de pacientes e médicos, motivos para ser feita essa abordagem, barreiras, como abordar, conflitos religiosos, aspectos éticos e o papel do generalista nessa abordagem.